Revitalizada, farmácia que atende 500 por dia ganha em qualidade

Revitalizada, farmácia que atende 500 por dia ganha em qualidade

279
0
COMPARTILHAR

Organização, agilidade e conforto são os fundamentos de uma grande reestruturação implantada pela Prefeitura de Limeira na farmácia do Ambulatório de Saúde Mental “Dr. Fernando Régis Dantas”. O local, que até dezembro funcionava no térreo do Ambulatório, passou a atender os munícipes em um amplo espaço no piso superior. 
Para garantir a qualidade do atendimento, o prefeito Mario Botion determinou o investimento de R$ 53 mil na reforma e na compra de móveis e equipamentos. “A farmácia atende até 500 pessoas por dia, que serão beneficiadas com mudanças estruturais e de gestão. Trata-se de mais uma demanda, tanto da população, quanto dos funcionários, que agora estamos concretizando”, frisou Botion. 
Os trabalhos incluíram pintura, climatização, novo sistema de emissão de senha eletrônica e de identificação visual. O número de guichês também dobrou, passando de três para seis baias – todas agora com computadores. Há, ainda, 60 cadeiras para que os munícipes aguardem sentados pelo atendimento e balcão para facilitar o preenchimento de documentos. Para acesso ao primeiro andar, o imóvel conta com elevador e escadas.
Responsável técnico pela farmácia, Gláuber Luis destacou outra melhoria significativa do serviço, o pré-atendimento, em que os servidores fazem a conferência da receita e entregam pessoalmente as senhas, respeitando os critérios de prioridade estabelecidos pela legislação. “Os guichês possuem divisórias, o que permite a recepção individualizada e mais humanizada dos pacientes”, comentou.
Quanto à logística interna, ele observou a adequação de uma sala para conferência de novos lotes de produtos e instalação de armários para abrigar adequadamente os medicamentos, estes últimos, estrategicamente posicionados atrás dos guichês, facilitando a dispensação. “Foi um grande salto de qualidade”, argumentou Gláuber Luis. Ele afirmou, ainda, que todas as alterações foram sugeridas e discutidas previamente entre os servidores e a coordenadora da Saúde Mental, Rachel Raphael dos Santos.
Para Neusa Maria Granato, de 55 anos, as modificações na farmácia da Saúde Mental foram positivas. Usuária do serviço desde 2014, ela conta que faz a retirada periódica de medicamentos para o filho que apresenta transtornos mentais. “Ficou mais organizado, está bem melhor agora”, relatou. 
Outra munícipe que aguardava atendimento nesta terça-feira (11) era Amélia Maria Bizeti, de 72 anos. A cada dois meses em média, ela vai até a farmácia em busca de remédios para tratamento do filho, diagnosticado com transtornos de personalidade. “Antes o espaço era pequeno, muitas pessoas ficavam em pé. Estamos bem acomodados nessa nova sala e tem ar-condicionado também”, afirmou.
Serviço:A farmácia do Ambulatório de Saúde Mental funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. O endereço é Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650 – Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-5972.

SEM COMENTÁRIOS