Home Saúde Iniciativa leva prevenção do câncer de mama ao Recanto dos Pássaros

Iniciativa leva prevenção do câncer de mama ao Recanto dos Pássaros

150
0
SONY DSC

O condomínio Recando dos Pássaros recebeu nesta quarta-feira (23), uma ação do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Integrantes da Unidade Básica de Saúde do Jd. Aeroporto e do programa Saúde Sobre Rodas, ambos ligados à Prefeitura de Limeira, emitiram pedidos de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, conforme preconizado pela campanha. Para homens de 50 anos ou mais, houve coleta de PSA – exame de sangue capaz de diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Os moradores também receberam o atendimento de rotina, que prevê consultas médicas, aferição de pressão arterial e coleta de outros exames de saúde.
A enfermeira e coordenadora da UBS Aeroporto, Sueli Ferreira da Silva, ressaltou que a iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços de saúde oferecidos pelo município. Para tanto, agentes de saúde estiveram dias antes no Condomínio e percorreram todos os apartamentos para avisar os moradores sobre o trabalho.
Entre as moradoras estava Lídia Pereira dos Santos Silva, de 53 anos, que reside no Recando dos Pássaros há mais de cinco anos. “Sempre fui atendida pelo Saúde sobre Rodas, esse é um programa muito importante para nossa comunidade”, disse. Ela contou que não faz o exame de mamografia há mais de dois anos e que espera, agora, verificar se está tudo bem com sua saúde.
Outubro RosaO Outubro Rosa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc) e o hospital Santa Casa. Para solicitar a mamografia, basta que as mulheres de 50 a 69 anos compareçam à unidade de saúde mais próxima, preferencialmente das 8h às 16h. É necessário apresentar o Cartão do SUS, um comprovante de residência e um documento de identidade com foto.