Home Saúde UBS Amparo faz ação de prevenção ao Câncer de Mama

UBS Amparo faz ação de prevenção ao Câncer de Mama

206
0

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Amparo, que é ligada à Prefeitura de Limeira, promoveu nesta segunda-feira (21) uma palestra de orientação ao câncer de mama. A iniciativa faz parte do “Outubro Rosa” – campanha nacional de conscientização e prevenção da doença. O tema foi abordado pela psicóloga Sandra Ranieri, que discorreu sobre os sintomas do câncer de mama e enfatizou a necessidade de detecção precoce da doença. Assistiram à palestra, moradoras da região e profissionais da unidade.
MamografiaAmanhã (22) e quarta-feira (23), mulheres surdas ou cegas de 50 a 69 anos, residentes no município, poderão fazer a mamografia na Policlínica, sem necessidade de encaminhamento ou agendamento. No local, as mulheres surdas serão recebidas por pessoa com conhecimento de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As mulheres cegas também terão acompanhamento durante o exame. Para tanto, basta apresentar o Cartão SUS e um documento com foto. A Policlínica fica na Av. Ana Carolina de Barros, Levy, 220. O atendimento será das 8h às 12h.
Para atendimento a mulheres cadeirantes, a mamografia será realizada em locais onde o aparelho pode ser adaptado às necessidades individuais. Nesse caso, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima ou ligar para o telefone 0800 779 0000. A ligação é gratuita e também é preciso informar o número do Cartão SUS.
Demais mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para solicitar o exame. A mamografia é o exame-padrão para o diagnóstico do câncer de mama e permite a detecção do tumor em fase inicial. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica que ela seja feita a cada dois anos
Fotos: Adilson Silveira