Home Local Seminário aborda transformações do Terceiro Setor

Seminário aborda transformações do Terceiro Setor

227
0

A Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), e a Associação Mestria realizaram nesta segunda-feira (21), no teatro Nair Bello, o “II Seminário do Terceiro Setor OSC’S”. O evento, que contou com apoio do Instituto Gazin, recebeu a presença de servidores públicos e representantes de instituições de Limeira e de 13 municípios da região, incluindo Piracicaba, Araras, Leme e Rio Claro. 
Participaram da mesa de abertura do seminário, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, que na ocasião representou o prefeito Mario Botion, a vereadora Erika Tank, Lariza Gonçalves Segreto (Instituto Gazin) e Erica Pinheiro (Associação Mestria). 
Aucélia destacou os desafios e as transformações mais recentes enfrentadas pelo Terceiro Setor, como a resolução que definiu a lei do Marco Regulatório (2014). Ela também relatou que o Ceprosom mantém uma agenda permanente de acompanhamento das 22 ONGs que compõe a rede de serviços socioassistencial município. “Temos uma equipe técnica que realiza visitas in loco e que analisa os indicadores de cada organização. Esse trabalho já faz parte da nossa rotina e podemos observar o crescimento técnico e operacional dessas entidades”, frisou.
Erika Tank, por sua vez, observou a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades e desejou aos presentes um seminário proveitoso. “Limeira é uma cidade aberta ao Terceiro Setor. Em nome da Câmara Municipal agradeço a todos aqueles que se dedicam a essa área”, comentou.
O conhecimento proporcionado por eventos dessa natureza foi destacado por Erica Pinheiro, que ainda enfatizou a satisfação de ver tantos profissionais reunidos em busca de informação. Na sequência, o promotor de justiça Airton Grazzioli deu início à explanação do tema: “Regulação das Organizações da Sociedade Civil nos ambientes econômico e jurídico”. O palestrante é especialista em “Direitos Difusos e Coletivos”, mestre em Direito e curador de fundações paulistanas desde 2005.