Mutirão de oftalmologia alcança 1.397 usuários; cirurgias começam amanhã (5)

Mutirão de oftalmologia alcança 1.397 usuários; cirurgias começam amanhã (5)

78
0
COMPARTILHAR

A primeira fase do projeto “+ Visão”, mutirão de oftalmologia da Prefeitura de Limeira, terminou ontem (3), com um total de 1.397 consultas oferecidas por especialistas da área. O mutirão começou na quinta-feira passada (26), em um consultório móvel instalado no Parque Cidade. 
Durante os atendimentos, houve o diagnóstico de 695 pacientes com catarata e 47 com pterígio (tecido fibrovascular que atinge a córnea). O próximo passo é a realização das cirurgias. Foram agendadas para este sábado (5), domingo (6) e segunda-feira (7), no hospital Humanitária, 300 procedimentos de catarata e todos os 47 de pterígio.
O mutirão foi viabilizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – Norte (Cismetro). O secretário de Saúde, Vitor Santos, ressaltou a importância do projeto, considerando-se que a maior parte dos pacientes aguardava pela consulta há mais de 12 meses. “Nesse primeiro momento, foram beneficiados os pacientes acima de 60 anos. Uma segunda etapa está sendo programada para o final de novembro e esperamos zerar a fila nos próximos meses”, afirmou.


CIRURGIAS

Para realizar as cirurgias, o + Visão contará com uma equipe de 25 profissionais na Humanitária, que fica na Av. Dona Antônia Valverde Cruãnes, 70, no Jd. Nova Itália. Os atendimentos começam às 6h e seguem até as 19h. A pasta orienta que os pacientes sigam rigorosamente às instruções pré-cirúrgicas, são elas:- ingerir alimentação leve;- tomar banho, lavando bem a cabeça e o rosto;- limpar os cílios;- não usar cremes ou maquiagem antes e depois da cirurgia (até uma semana depois);- comparecer ao hospital com acompanhante, no horário marcado;- levar exames complementares, que poderão ser requisitados antes da cirurgia;- levar cartão SUS e RG;- fazer uso da medicação habitual, no horário de sempre.

SEM COMENTÁRIOS