Home Saúde Agendamentos de mamografia do Outubro Rosa começam nesta terça

Agendamentos de mamografia do Outubro Rosa começam nesta terça

418
0

A partir desta terça-feira (1º de outubro), mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame de mamografia. Neste ano, serão ofertados 4.710 exames, sendo 3.831 pela Prefeitura de Limeira e 879 pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

A realização da mamografia é uma das ações previstas na campanha Outubro Rosa 2019, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A campanha foi lançada na última quinta-feira (26), mediante parceria da Prefeitura, da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc) e do hospital Santa Casa.

Para agendar a mamografia, basta comparecer a uma UBS, preferencialmente, das 8h às 16h, e apresentar o Cartão do SUS, um comprovante de residência e um documento de identidade com foto. Não é necessário marcar consulta médica, o pedido do exame será emitido pelos próprios enfermeiros da unidade, desde que a paciente esteja dentro perfil indicado. A Secretaria de Saúde ressalta que as mamografias serão realizadas até dezembro e que as pacientes serão posteriormente avisadas da data, do horário e do local do agendamento.

A mamografia é o exame-padrão para o diagnóstico do câncer de mama, que permite detectar o tumor em fase inicial, quando ainda não pode ser palpável. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica que ela seja feita a cada dois anos, dos 50 aos 69 anos, faixa de maior incidência do câncer de mama.