Home Local 1ª Festa da Coxinha de Limeira reúne 35 mil pessoas em dois...

1ª Festa da Coxinha de Limeira reúne 35 mil pessoas em dois dias de evento

317
0

Neste domingo (15), a cidade de Limeira comemorou 193 anos. A data foi marcada por uma extensa programação cultural, com destaque para a 1ª edição da Festa da Coxinha, evento que reuniu, nestes sábado (14) e domingo, cerca de 35 mil pessoas, no Parque Cidade. A realização do evento foi da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e demais secretarias municipais. Foram ofertados 20 tipos de coxinhas, selecionadas por uma comissão técnica formada por especialistas. O evento também contou com bebidas, vendidas por 11 entidades assistenciais, que também receberão parte do faturamento das vendas das iguarias. Diz a lenda que o quitute surgiu em Limeira, na Fazenda Morro Azul, no século 19. E o evento aproxima a população da história da iguaria junto à cidade.

“Essa festa é pra cada um de vocês, limeirenses, que fazem essa cidade pujante, desenvolvimentista, com espírito e sentimento empreendedor forte, que só acontece por conta da capacidade de cada um de vocês enquanto cidadãos. O aniversário é de Limeira, mas os parabéns vai para todos os limeirenses, em especial os que vieram ao Parque Cidade e acolheram e prestigiaram esse evento”, disse o prefeito Mario Botion, durante a abertura, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion. “A festa imediatamente caiu no gosto da população e hoje vemos o Parque Cidade cheio de pessoas prestigiando a cultura de Limeira com música de qualidade e variedade dos quitutes limeirenses. A Festa da Coxinha já é um sucesso e é parte do calendário de eventos da cidade”, complementou o secretário de Cultura, José Farid Zaine.

Além da diversidade do produto, seja salgado, doce, sem glúten, vegano ou vegetariano, o evento elegeu as três melhores coxinhas da cidade. A seleção deu-se pelo grupo de jurados formado por Karen Bressan, Maria Luisa Rodrigues Silva e Rita Furlan, além do voto da população. A primeira edição da festa teve como o melhor quitute a Coxinha de Frango Defumado (Geraldo Luiz Faber), seguida pela Coxinha de Frango com Quatro Queijos (Irlélia Cruz de Lima), em segundo lugar, e a doce Coxinha da Lelê (Letícia Aparecida Giusti), ocupando a terceira posição. “Limeira é a capital da coxinha também. Essa festa foi escolhida para valorizar a cidade e sua história. A festa vem para mostrar pessoas que estão se desenvolvendo na área e outras que já produzem”, disse a técnica Karen Bressan.

A iniciativa também despertou interesse na população em buscar mais informações sobre a lenda e a cultura da cidade. “Achei a festa incrível, principalmente os banners com a história da coxinha que reforçam às pessoas que tinham esquecido ou nem sabiam sobre a lenda. Eles trouxeram mais sobre a cultura de Limeira”, disse Gabriel Domingues Manoel. Gabriela Micheletti Lorizola também endossou a importância cultural da festa.“Achei interessante, a festa valorizou algo que é limeirense”, comentou. “O ponto principal da festa é contemplar a origem da coxinha que é limeirense”, defendeu, também, Edna Maria Castilho Defante.

O ambiente criado para o evento também foi elogiado. “A festa está muito boa, uma festa para família. Podem fazer sempre que a gente vem”, disse Ana Paula da Silva. Além dos quitutes, o evento reuniu atrações musicais que agradaram ao público. “Limeira precisa de eventos assim. É muito interessante porque reúne público de todas as idades, agrada a todos”, comentou Rosana Rosalen. O sábado recebeu a banda Pessoas Cinzas Normais – Especial Roberto Carlos – e a Orquestra de Violeiros de Limeira, com a dupla Mococa e Paraíso, responsável por agitar a primeira noite da festa. “O show foi excelente, emocionante. Eu ouço a dupla desde menino”, disse Ronei Rosalen. Maria Helena da Silva também comentou sobre o que achou. “Lindo, eu adoro a dupla. Foi uma escolha legal”.

A programação musical no domingo contou com Grupo Reminiscências, Simone Carvalho e Rubber Soul Beatles. A noite foi encerrada com a Orquestra Sinfônica de Limeira e Coro com o concerto “Os Grandes Musicais” que emocionou o público presente. Na última noite do evento, para a entrega dos troféus às melhores receitas escolhidas pelo júri técnico e público, além de Botion, Roberta e Farid, participaram as vereadoras Erika Tank e Mayra Costa, e o presidente da Câmara, Sidney Pascotto – Lemão da Jeová Rafá. Diversas outras autoridades marcaram presença no evento, tanto do Executivo quanto do Legislativo.