UBS Amparo faz alerta sobre riscos da pressão alta

UBS Amparo faz alerta sobre riscos da pressão alta

105
0
COMPARTILHAR

Uma dinâmica de grupo foi a ferramenta usada pela Unidade Básica de Saúde do Jd. Nossa Senhora do Amparo, nesta quinta-feira (12), para alertar a população sobre a necessidade de controle da pressão arterial. A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Limeira para marcar o Setembro Vermelho – mês dedicado à prevenção de doenças cardiovasculares.

Na atividade, os participantes foram convidados a estourar balões em formato de coração. Dentro de cada balão havia uma imagem que remetia a algum hábito saudável ou fator de risco. Com o apoio dessas imagens, o médico da UBS, Guilherme Castro, fez uma explanação sobre o tema.

Como principais recomendações para a manutenção de uma boa pressão arterial, Castro recomendou a prática de atividades físicas, pelo menos 30 minutos, três vezes por semana. “Quem é sedentário pode começar devagar, com sessões de 10 minutos, e ir aumentando o tempo aos poucos”, frisou. Outros aspectos positivos citados pelo médico passaram pela dieta equilibrada, evitando-se exageros ou longos períodos sem ingestão de alimentos, e pelo consumo moderado de sal.

Quanto aos fatores prejudiciais, ele destacou sobretudo o tabagismo e os níveis elevados de colesterol. “A pressão alta é uma doença crônica, que provoca pequenas lesões nos vasos do corpo. Costuma-se dizer que é uma doença silenciosa, pois no início ela é assintomática. Porém, a pressão alta aumenta as chances de acidente vascular cerebral (derrame), enfarte, insuficiência renal, problemas de visão, entre outros”, alertou.

SEM COMENTÁRIOS