Ação de governo zera falta de remédios na Saúde

Ação de governo zera falta de remédios na Saúde

330
0
COMPARTILHAR

A administração do prefeito Mario Botion concretiza uma etapa fundamental para garantir a saúde da população limeirense. Nesta sexta-feira (9), toda a cesta de medicamentos, com 242 itens, atingiu 100% de abastecimento. Além disso, Botion destaca que os estoques estão garantidos até o fim do ano. “Esse é mais um marco conquistado graças ao trabalho de gestão que iniciamos em 2017”, frisou.

Segundo Botion, para enfrentar o problema foi necessário a adoção de uma mudança radical no sistema de compra e controle de estoque, que historicamente, apresentava maior baixa nos meses de janeiro e fevereiro. Quando assumiu o governo, em janeiro daquele ano, 62 medicamentos estavam em falta.

A atuação da prefeitura, aponta Botion, deu-se em três frentes. A primeira delas foi a unificação de todo o trâmite licitatório – até então, as licitações ocorriam em vários momentos do ano. Na sequência, houve a padronização das quantidades de medicamentos a serem licitadas, com a previsão de todo o estoque necessário para atender a demanda anual. Por último, foi a compra em blocos, nos meses de fevereiro, junho e outubro.

Outro fator essencial, de acordo com o prefeito, está na implantação do sistema informatizado de controle de estoque (Gemm), em abril de 2017. Pelo programa, a Central de Medicamentos começou a acompanhar todo o trâmite de dispensação de produtos, agindo rapidamente em caso de necessidade de reposição.

De janeiro a julho deste ano, foram dispensadas mais de 25 milhões de unidades de medicamentos, incluindo cápsulas, comprimidos e frascos. Para tanto, houve investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. Para dar conta de atender a população, a prefeitura conta com 17 farmácias de dispensação. Desse total, seis unidades foram reformadas e outras três farmácias estão passando por esse processo, são elas: Planalto, Hipólito e Cecap. Outra melhoria passou pela reforma da Central de Medicamentos, que ganhou climatização completa, piso novo e readequação dos espaços internos, totalizando outros R$ 120 mil.

Para acessar a lista completa as unidades dispensadoras do município, basta entrar no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br), clicar no menu “cidadão”, e na sequência, em “medicamentos”.

SEM COMENTÁRIOS