Prefeitura de Limeira amplia oferta de médicos especialistas

Prefeitura de Limeira amplia oferta de médicos especialistas

167
0
COMPARTILHAR

O ingresso da Prefeitura de Limeira no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – Norte (Cismetro) está tornando mais ágil o agendamento de consultas com médicos especialistas. A determinação para que o município participasse do Consórcio foi feita pelo prefeito Mario Botion, com base em interações com outros municípios. Em julho, foram 198 consultas de oftalmologia e 45 de ortopedia. Agora em agosto, além de 2.441 consultas disponibilizadas, serão realizados exames de maior complexidade, como ultrassonografias e endoscopias.

Na avaliação de Botion, a adesão de Limeira ao Cismetro resolve um problema histórico no município, também enfrentado por gestores de todo o país: a dificuldade de contratação de médicos especialistas para atuar na rede municipal de saúde. “O atendimento a essa demanda é mais um desafio que estamos superando. Trata-se de uma ação prevista no Plano de Governo que estamos colocando em prática com o Cismetro”, pontuou.

Botion destaca que o leque de especialidades conveniadas pelo Cismetro será ainda maior agora em agosto, com inclusão de neuropediatra infantil (153 vagas), neurologista (153 vagas) e endocrinologista (95 vagas).

Também será ampliado o número de profissionais por área de especialidade.

“Credenciamos sete ortopedistas pelo Cismetro, o que possibilitou oferecimento de 1.240 vagas para consultas”, observou o prefeito. Esse volume, conforme Botion, será suficiente para acabar com a demanda reprimida, que é de 993 pessoas.

Outro exemplo citado pelo prefeito é o credenciamento de oftalmologistas. Atualmente, a prefeitura dispõe de um único profissional. No último concurso da especialidade, referente a fevereiro de 2018, foram convocados três médicos aprovados, porém nenhum aceitou assumir a vaga. Pelo Cismetro, quatro oftalmologistas começaram a atender à população, propiciando a abertura de 800 vagas de consultas. Para os próximos meses, Botion salienta que a Secretaria de Saúde buscará o credenciamento de novos profissionais do consórcio.

EXAMES

Paralelamente às consultas, a prefeitura também contratou exames mais complexos, entre eles, ultrassonografia de abdome total (400 exames/mês) e endoscopia (115 exames/mês). Em algumas áreas, o número de exames contratados atenderá 100% da demanda, como eletroneuromiografia (296 exames), gonioscopia (175 exames), curva tensional de área (116 exames), ceratometria (58 exames) e biometria (56 exames).

Parte dos especialistas é de outras cidades. No entanto, os atendimentos à população ocorrem na Policlínica, inclusive aos sábados. O valor de cada consulta pago ao Cismetro é de R$ 34. O Cismetro, por sua vez, é que se encarrega de remunerar os médicos credenciados.

SEM COMENTÁRIOS