Prefeito abre primeiro dia do Encontro Municipal de Educação Continuada

Prefeito abre primeiro dia do Encontro Municipal de Educação Continuada

136
0
COMPARTILHAR

O prefeito Mario Botion abriu hoje (10) o primeiro dia do Encontro Municipal de Educação Continuada (Emec), promovido pelo segundo ano consecutivo pela Secretaria de Educação. O evento aconteceu no Teatro Vitória e contou com a participação do secretário de Educação, André De Francesco, da diretora pedagógica Adriana Dibbern Capicotto, além de professores polivalentes e coordenadores do ensino fundamental. Realizado até sexta-feira (12), o encontro também acontece na sede da pasta no Parque Cidade e na Faculdade Anhanguera para outros profissionais da rede municipal. Mais de 1.800 educadores devem participar dos três dias de Emec, que tem como tema “A equidade e a qualidade da educação pública: desafios e perspectivas”.

O chefe do Executivo destacou a importância do Emec na valorização dos profissionais da educação, bem como no processo de formação dos educadores – ambos pilares presentes em seu plano de governo. O prefeito lembrou, ainda, que a administração tem feito avanços no sentido de qualificar os profissionais e permitir a troca de experiências da rede. “A rede municipal de ensino existe há muito tempo e funciona muito bem. Isso nos deixa muito satisfeitos com a qualidade do ensino que nossas crianças recebem, o que fará com que tenhamos uma cidade melhor, com cidadãos melhores, que passaram pela nossa rede”, falou.

O trabalho dos professores e educadores municipais também foi enaltecido pelo secretário de Educação. “O trabalho que vocês [educadores] desenvolvem no município tem um pilar fundamental: o fato de que o sucesso da educação é basicamente fruto da sala de aula. Isso fica mais evidente a cada ano. É extremamente gratificante vermos a qualidade do trabalho desenvolvido em aula e confirmamos isso principalmente por meio desse encontro”, observou Francesco. Ele afirmou, ainda, que a segunda edição do Emec começou a ser pensada no ano passado, logo após a realizado do primeiro encontro. Em 2019, o evento foi ampliado para três dias de formação.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação ressaltou o objetivo do Emec, que é a busca pela equidade e a qualidade da educação pública. “Estamos hoje aqui com o mesmo propósito: a busca por uma justiça social e um ensino de qualidade. O papel do professor nesse sentido é essencial”, falou Adriana. Segundo ela, foram apresentados 80 relatos de boas práticas da rede municipal e que serão compartilhados durante o Emec. Haverá, também, momentos de estudo e aprofundamento, além das palestras. “A rede tem, dia a dia, olhado para as perspectivas e possibilidades de avançar em meio às dificuldades.”

Após a abertura do evento, a professora mestre da Unesp, Ana Luisa Feiteiro Cavalari Lotti, ministrou uma palestra sobre “Os Gêneros Discursivos na sala de aula: da teoria à sala de aula”. Na sequência, a professora doutora Flávia da Silva Ferreira Asbahr palestrou a respeito da “Formação da atividade de estudo e o ensino de matemática”. Paralelamente, na Secretaria de Educação, o professor doutor da Unicamp, José Júlio Gavião de Almeira, falou sobre “Estratégias de Ensino Aprendizagem para o Esporte Paralímpico” para professores de Educação Física. O debate das práticas exitosas da rede também aconteceu hoje na Educação e na Faculdade Anhanguera com professores polivalentes, coordenadores e especialistas de Arte.

O encontro no Teatro Vitória foi acompanhado pelo secretário de Cultura, José Farid Zaine, além de professores e educadores de outros municípios, por meio de uma parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), como Cordeirópolis, Iracemápolis, Araras, Leme, Pirassununga e Casa Branca. A programação do Emec continua amanhã (11) e pode ser conferida no site www.limeira.sp.gov.br/emec.

SEM COMENTÁRIOS