Acupuntura consolida-se como prática integrativa na Saúde Mental

Acupuntura consolida-se como prática integrativa na Saúde Mental

106
1
COMPARTILHAR

O serviço de acupuntura do Ambulatório de Saúde Mental, da Prefeitura de Limeira, vem ampliando o atendimento. Há dois meses, as sessões ocorrem em uma sala maior e mais equipada, com capacidade para atender até quatro pacientes simultaneamente. A acupuntura é uma terapia milenar chinesa e está entre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a acupunturista e fisioterapeuta da Secretaria de Saúde, Rosana Marcondes Meira de Moura, cerca de 80 pacientes são atendidos todos os meses, mediante indicação clínica das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou dos profissionais do próprio Ambulatório de Saúde Mental. As sessões duram 50 minutos.

Além da depressão e da ansiedade, a acupunturista destaca que as queixas mais comuns relatadas pelos pacientes são dores crônicas, principalmente nas costas. “Ainda estamos analisando o impacto desse trabalho, mas é possível afirmar que alcançamos bons resultados em pelo menos 60% dos casos”, disse.

A técnica da acupuntura, conforme Rosana, trabalha os canais energéticos do corpo, chamados de meridianos. Para tanto, pequenas agulhas são colocadas em pontos estratégicos do corpo, a fim de estimular a liberação de substâncias químicas que promovem o equilíbrio energético do yin e do yang.

Pelo esquema de trabalho organizado pelo ambulatório, cada paciente participa de quatro sessões. Na sequência, ele é redirecionado às atividades de Lian gong (arte corporal chinesa), auriculoterapia, entre outras, desenvolvidas pelas UBSs. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e proporcionar tratamento alternativo ao uso de medicamentos”, frisou Rosana.

Uma das beneficiadas com a acupuntura é a paciente S. L. G., de 48 anos. Ela conta que sofre de dores constantes na coluna e nas pernas e que a acupuntura tem ajudado na diminuição desses sintomas. “Já me sinto bem melhor”, disse.

Alternativa

A acupuntura é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), tratamentos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados à prevenção de diversas doenças como depressão e hipertensão. As PICS são ações de cuidado transversais, podendo ser realizadas na atenção básica, na média e alta complexidade.

1 Comentário

Comments are closed.