Médico faz cirurgias de catarata gratuitas em sua cidade natal como forma...

Médico faz cirurgias de catarata gratuitas em sua cidade natal como forma de agradecimento

273
1
COMPARTILHAR

O médico oftalmologista Fabiano Brandão, de 43 anos, é natural de Areia, na Paraíba, e na juventude, foi cursar medicina em João Pessoal, e seguiu para Barcelona, na Espanha, onde fez mestrado e doutorado.

Duas vezes por ano, ele retorna para a cidade natal e promove mutirões de cirurgias de catarata gratuitas em idosos, além de doar armações de óculos para crianças e adolescentes, cedidas pelos seus pacientes da clínica particular.

“É a vontade de fazer o bem sem olhar a quem. Tudo o que eu tenho hoje é por conta dos estudos. Foi em Areia que eu aprendi a ler, escrever. Foi em Areia onde aprendi valores de amor ao próximo. Toda minha educação vem de lá. Areia me deu a base de tudo!”, disse o médico em entrevista ao Razões para Acreditar.

Ele ainda disse à equipe do Razões para Acreditar que a “obra social” é uma maneira de agradecer tudo que recebeu da cidade. O médico ainda diz que não existe maior recompensa do que a alegria dos pacientes, como o Seu Francisco, que foi operado de catarata no olho direito.

“A reação deles é emocionante. Naquele dia, eu operei mais dois pacientes: foram três no total. A gente leva a equipe inteira, tanto para as consultas quanto para as cirurgias, além dos equipamentos. Claro que o hospital da cidade dá apoio pra gente. Nós temos uma relação muito boa com eles”, conta Brandão ao Razões para Acreditar.

Brandão começou os mutirões em 2016, e ao todo já foram mais de 50 cirurgias de catarata e 700 consultas. Neste período, ele doou cerca de 600 armações de óculos aos estudantes da rede municipal.

“Um abraço, um sorriso, é o melhor pagamento. Isso é mais valioso do que dinheiro. Mas depois eles voltam com uma galinha, um saco de feijão. É uma graça! No final do ano, eu tive que trazer um peru no carro. Eles me deram um peru (risos). É de coração, entendeu? É um barato!”, afirmou ao Razões para Acreditar.

No final do dia, Brandão e toda a equipe estão cansadas, mas não se deixam abater, pois para ele “um sorriso sincero ou um abraço afetuoso rejuvenesce a alma”.  “É um dia bem cansativo, fisicamente falando. Mas o espírito volta renovado!”, disse ao Razões para Acreditar.

Ele ainda ressalta a ajuda dos profissionais de sua clínica e pacientes, que foram fundamentais para a realização dos mutirões de catarata e para a doação das armações de óculos.

“Todos colaboram! Porque se não tiver a colaboração de todos, a coisa não gira. São várias pessoas colaborando, meus pacientes, funcionários, Areia colabora. Todo mundo colabora!”, diz.

Fonte: Razões para Acreditar

1 Comentário

Comments are closed.