Cuidado! O diabetes pode levar a complicações em todo o organismo

Cuidado! O diabetes pode levar a complicações em todo o organismo

229
1
COMPARTILHAR

O diabetes é uma síndrome metabólica, causada pela falha de produção da quantidade suficiente  de insulina que o corpo precisa pelo pâncreas. Isso resulta em hiperglicemia, um aumento do nível de açúcar ou de glicose do sangue.

Existem dois tipos mais comuns da doença: o tipo I, que na maioria das vezes aparece na infância ou adolescência, e o tipo II que se manifesta, geralmente, em pessoas acima dos 40 anos. Por isso é importante que se fique atento quanto aos principais sintomas, pois trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa. Cansaço, perda de líquido, aumento de fome e sede e má circulação do sangue podem ser sinais de algo errado.

Exemplos

“Muitos vivem de três a cinco anos sem saber que possuem a doença”, alerta a endocrinologista Tatiana Valente. A prevenção e o controle da diabetes são fundamentais para evitar suas complicações. Idade, histórico familiar, estresse, alimentação inadequada e sedentarismo também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Por conta disso, uma boa alimentação é essencial para controlar e prevenir. É importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o abuso de doces e gorduras e praticar exercícios físicos regularmente. O aposentado Arnaldo Saturnino conta que descobriu a doença em exames de rotina. “Hoje vivo uma vida normal, porém, tive que mudar minha alimentação e introduzir coisas mais saudáveis, além de tomar um medicamento diariamente. É muito importante estar atento aos sinais”, afirma.

O mesmo aconteceu com o vendedor Luis Carlos. “Eu descobri que estava com diabetes após um exame de rotina, foi um susto muito grande. Eu não percebi nenhuma alteração no meu corpo”, afirma.

Segundo o médico Daniel Magnoni, o diabetes tipo 1, de origem genética, aparece já na fase jovem. Já o tipo 2 é mais comum em idosos e também em pacientes obesos. “É fundamental lembrarmos que o diabetes do tipo 2 pode, sim, ser prevenido por meio da redução de peso, prática de atividade física e a diminuição do consumo de carboidratos, açúcar, sal e gordura saturada”, afirma.

Quando não controlada, o diabetes pode desencadear diversas complicações, como perda da visão a até mesmo alterações vasculares que podem levar à amputação, principalmente dos membros inferiores. Além disso, pessoas diabéticas são mais propensas a sofrerem ataques cardíacos e derrames.

Cinco passos para prevenir o diabetes tipo 2:

  1. Faça análises regularmente sobre o nível de glicose no sangue, especialmente se você faz parte dos grupos de maior risco: obesos, sedentários, maiores de 45 anos, pessoas com histórico familiar da doença;

2.  Adote um cardápio mais saudável, eliminando a gordura da dieta como carne de porco, creme de leite, manteiga ou o uso de óleo de soja para o preparo das refeições, por exemplo;

3. Consuma mais fibras e reduza calorias, apostando em frutas, legumes e verduras;

4. Faça exercícios físicos. Uma caminhada de 40 minutos quatro vezes por semana, por exemplo, já ajuda na prevenção à doença;

5. Controle seu peso. Os médicos são unânimes em afirmar que quem está acima do peso precisa se dedicar, com urgência, a perder os quilos extras, fazendo exercícios e comendo de forma saudável, já que o surgimento da doença está comprovadamente vinculado ao sobrepeso em grande parte dos casos.

1 Comentário

Comments are closed.