Prefeitura emite nota sobre incêndio em estação

Prefeitura emite nota sobre incêndio em estação

206
1
COMPARTILHAR

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, informa que houve, nesta madrugada, um incêndio no telhado de uma sala da Estação Ferroviária – incidente que está sob investigação dos órgãos competentes. Na sala atingida, localizam-se alguns dos materiais que integram a reserva técnica que pertence ao Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho.

A equipe da Secretaria de Cultura trabalha desde as primeiras horas desta segunda-feira (26) para retirar o acervo que estava na sala e transportá-lo para um local provisório ainda hoje. Todo esse processo conta com o acompanhamento da museóloga do Museu, Letícia França; da diretora de Cultura, Janaína Firakovski Luz; e do gerente do Museu e Centro de Memória, Fábio D´Andréa.

Segundo informações preliminares confirmadas pela museóloga, apesar do fogo que atingiu o telhado da sala, o acervo que ali estava não foi comprometido. “Precisamos conferir com o inventário para podermos confirmar oficialmente esses dados. Nossa preocupação agora é retirar o material da sala, com segurança, mas em uma análise inicial e criteriosa que fizemos pela manhã, todo o acervo está preservado, somente o que foi comprometido já estava para ser descartado: como algumas cadeiras do grupo escolar que estavam com cupim, já devidamente separadas”, afirmou.

Até o momento, também não foi observado nenhum furto do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho. Assim, o acervo está preservado, com poucas peças que já eram comprometidas atingidas.

A Secretaria de Cultura, no que tange o acervo do Museu, se compromete a repassar aos veículos de comunicação informações atualizadas. Porém, pede pede atenção quanto ao tempo necessário para a conferência oficial do inventário com as peças atingidas que estavam na sala onde o telhado pegou fogo, entendendo que é importantíssimo informar a população acerca do ocorrido com precisão.

1 Comentário

Comments are closed.