Pela internet, é possível obter a certidão de propriedade do veículo

Pela internet, é possível obter a certidão de propriedade do veículo

249
0
COMPARTILHAR

Entre os serviços online oferecidos pelo Detran.SP está a possibilidade de obter a certidão de propriedade do veículo sem sair de casa ou gastar dinheiro. Basta acessar o portal do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo em: www.detran.sp.gov.br.

Para dar ideia de sua relevância, somente este ano o serviço foi requisitado 75.735 vezes. “É fácil emitir e validar a certidão com alguns cliques no portal do Detran. Quem recebe o documento pode atestar sua veracidade por meio do código verificador que vem no próprio documento, tudo isso de forma gratuita e online”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Na página, é possível obter a certidão negativa de propriedade, que atesta a inexistência de veículo em nome do cidadão – e pode ser utilizado na hora de obter benefícios ou bolsas de estudos junto a diferentes instituições.

Ou ainda obter a certidão positiva de propriedade, necessária para quem viaja para outro país por um longo período e tem de comprovar que tem bens em seu nome, como garantia de regresso, ou precisa atestar que tem veículo próprio para uma vaga de emprego, por exemplo.

“O processo é muito simples e fácil de resolver, tudo pela internet e sem custo. Atendeu minha necessidade de forma rápida e eficaz”, comenta a estilista Heloise Simas, que recentemente se mudou para Portugal e precisou do documento durante o planejamento da viagem.

Como solicitar

Para pedir as certidões basta clicar em “Serviço Online” na página do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e depois na coluna “Veículos”. Feito isso, escolha a opção “Seu Veículo – pesquisas e certidões” para obter a certidão positiva ou negativa de propriedade de veículo. É preciso ter cadastro, a partir do número do CPF, e senha para fazer a solicitação.

A veracidade das informações pode ser atestada na mesma página do Detran.SP, selecionando “Certidão de propriedade de veículos – confirme a autenticidade”. Atualmente, o portal oferece 37 serviços online.

SEM COMENTÁRIOS