Home Local Câmara Municipal aprova sete projetos

Câmara Municipal aprova sete projetos

334
0

Na sessão desta quarta-feira, 21 de novembro, os vereadores discutiram e votaram oito projetos. Desse total, sete foram aprovados e um foi prejudicado. Todos os itens são de autoria parlamentar. Na Tribuna Livre desta semana, três temas foram pautados: Natal Solidário, Cirurgiões da Alegria e reeleição de vereadores juniores.

O primeiro a falar na Tribuna, Moacir Baquião fez a abertura da campanha Natal Solidário, que busca arrecadar brinquedos para doação. “Acreditamos que é por meio da doação de amor, de afeto e de alegria para crianças, que encontramos nossa verdadeira alegria”, defendeu. Moacir informou que 6,6 mil brinquedos foram doados na última edição. “Meta é manter ou aumenta-la”, reforçou.

O segundo a discursar, Eliseu Pereira apresentou o trabalho da Associação Beneficente Cirurgiões da Alegria. Grupo atua em Limeira e em Campinas para transformar ambientes hospitalares, por meio da atuação profissional de palhaços. Ao informar que o plano anual de 2019 da Associação foi aprovado pelo Ministério da Cultura, possibilitando angariar recursos, ele pediu apoio aos parlamentares para que os ajudem a divulgar e alcançar novas parcerias. Também citou que a entidade está entre as 100 melhores instituições sem fins lucrativos do Brasil.

Por último, Maria Carolina Cardoso Grochoski, presidente da Câmara de Vereadores Juniores de Limeira, defendeu a possibilidade de reeleição para os juniores. “Cada um de nós teve um tempo para se acostumar com as sessões, saber lidar com ela, o que falar, como falar. E agora que conseguimos conduzir praticamente sozinhos uma sessão, nosso tempo de posse está prestes a acabar”, explicou Carolina, destacando que objetivo dos vereadores juniores é contribuir para a melhoria da cidade e da sociedade. Última sessão do grupo ocorre dia 4 de dezembro.

Confira os itens da pauta:

APROVADO – Redação Final – Projeto de Lei Nº 167/2018, da vereadora Erika Tank (PR), dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da caderneta de vacinação atualizada no ato de matricula e rematrícula em escolas públicas e particulares.

APROVADO – Redação Final – Projeto de Lei Nº 194/2018, de autoria do vereador Toninho Franco (PR), dispõe sobre a obrigatoriedade de supermercados e hipermercados com construção acima de setecentos metros quadrados possuírem 2% do total de carrinhos de compras adaptados para a locomoção de portadores com deficiências.

APROVADO – Redação Final – Projeto de Lei Nº 215/2018, de autoria da vereadora Mara Isa Mattos Silveira (PSDB), e inclui no município o “Dia do Profissional de Educação Física”, a ser comemorado no dia 01 de setembro.

APROVADO – Projeto de Lei Nº 131/2018, do vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), altera a Lei 5.352/2014, que institui a Semana Municipal de Conscientização, Orientação e Prevenção de Acidente de Trânsito.

PREJUDICADO – Projeto de Lei Nº 133/2018, do vereador Nilton Santos (PRB), dispõe sobre a reserva de percentual das vagas de emprego em obras públicas para inserção de menores aprendizes.

APROVADO – Projeto de Lei Nº 143/2018, do vereador Darci Reis (PSD), dá nome de José Marinho de Andrade na rua Projetada 07, do Jardim Residencial Graminha III.

APROVADO – Projeto de Lei Nº 238/2018, de autoria do vereador Helder do Táxi (MDB), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Limeira uma festa em homenagem à padroeira Santa Efigênia, a ser realizada no mês de setembro.

APROVADO – Projeto de Lei Nº 242/2018, de autoria da vereadora Mayra Costa (PPS), institui o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue anualmente e a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue.