Home Local Virada Cultural Paulista é neste final de semana; programação oferece mais de...

Virada Cultural Paulista é neste final de semana; programação oferece mais de 30 atrações

391
0

Com programação que promete agitar a cidade, a Virada Cultural Paulista chega a Limeira neste sábado (17) e domingo (18), com shows, exposições, apresentações e espetáculos que acontecem no Parque Cidade, Teatro Vitória e demais espaços culturais da cidade.  A realização do evento é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

O palco principal recebe nesta edição grandes nomes como Zeca Baleiro e Alcione, Gregory, Sax in The Beats  e As Bahias e a Cozinha Mineira, além de bandas limeirenses, como Cigana, Black 90 Mcs e Cássias Extraordinárias (Tributo a Cássia Eller).

Já o Palco Limeira abre espaço aos artistas da música de Limeira oferecendo shows de Pessoas Cinzas Normais, Eu, a Véia e os Caras, Bando D ‘Água, Laranja Oliva e Fuleiros. Esta programação acontece ao lado do Centro de Ciências e Cultura, também localizado no Parque Cidade.

“Mais uma vez, Limeira está inserida na rota da Virada Cultural, um evento de grande proporção realizado em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura, para que a população tenha acesso a esse movimento artístico”, destaca o prefeito Mario Botion.

Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, “as expectativas são as melhores possíveis, visto que os shows enviados à cidade neste ano são imperdíveis”. “Garantimos, em parceria com a programação especial do palco principal, que traz grandes nomes do cenário nacional, além de atrações limeirenses, outras opções que entusiasmam a nossa agenda, capazes de contemplar a diversidade dos gêneros artísticos defendida por artistas também da nossa cidade”, completa. Ele cita, como exemplo, a ação Pintando a Virada, que envolve, neste ano, 13 artistas limeirenses da área de artes visuais. É a segunda edição deste projeto, criado em 2017.

Os artistas que participam do Pintando a Virada neste ano são: Murilo Henrique Souza dos Reis, Suellem Adriana de Santana Pimentel, Fernando Pimentel, Paulo Ricardo Medo, Gustavo Ansi Dibbern, Wellington de Barros Pessoa, Wesler Machado ALMA, Robson Fernando Alves dos Anjos, Denis “Nazeia” e Bruno Maciel (Brow). Expõem ainda seus trabalhos, no mesmo espaço, os artistas Ton Vilanova, Valéria Espinhara e Felipe Malavazi.

O Teatro Vitória também oferece programação nos dois dias de evento. O palco recebe espetáculos de teatro e dança com Espaço Núcleo, Grupo Levitar de Teatro e Kelly Amorim Cia de Dança. Alguns espaços culturais da cidade também integram a Virada com programação especial, são eles: Espaço Contemporânea Cultura e Paisagismo, Espaço P.Omar e Espaço Cultura Limeira.

Durante a Virada, haverá Praça de Alimentação, localizada em frente à Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz. O palco principal fica em frente à Secretaria de Educação e o Palco Limeira, ou Palco 2, que contempla exclusivamente músicos da cidade, está localizado ao lado do Centro de Ciências, na região das árvores. O Pintando a Virada pode ser conferido na área em frente ao Centro de Ciências. , sendo que alguns trabalhos serão produzidos no decorrer da Virada. Não há estacionamento dentro do Parque Cidade disponível para o público. Recomenda-se que os condutores estacionem nas redondezas do Parque Cidade.

Confira os horários e detalhes de cada atração:

PALCO PRINCIPAL
Parque Cidade – Em frente à entrada da Secretaria Municipal de Educação

Sábado, 17

MÚSICA

18h – Cigana

19h30 – Black 90 MCs

21h – Gregory

22h30 – Sax in The Beats

23h59 – Zeca Baleiro

Domingo, 18

MÚSICA

15h30 – Cássias Extraordinárias (Tributo a Cássia Eller)

17h – As Bahias e a Cozinha Mineira

18h30 – Alcione

PINTANDO A VIRADA

Parque Cidade – Área em frente ao Centro de Ciências Prof. Osvaldo Roberto Leite

Neste projeto, a Secretaria de Cultura buscou envolver os artistas plásticos limeirenses dentro da programação da Virada Cultural. O resultado será uma grande exposição ao ar livre, sendo produzida, em alguns casos, durante a realização do evento na cidade. Além disso, integradas à Virada, exposições de artistas no local.

Sábado, 17

A partir das 16h

Artistas que produzirão suas obras para serem expostas no espaço aberto do Parque Cidade:

Murilo Henrique Souza dos Reis

Trabalho: Figura Humana.

Suellem Adriana de Santana Pimentel

Trabalho: O Colhedor de Pitayas.

Fernando Pimentel

Trabalho: Güarinim*.

*Guerreiro em TUPI

Paulo Ricardo Medo

Trabalho: Composto por peças do estilo wildstyle que será realizado somente com tinta spray.

Gustavo Ansi Dibbern

Trabalho: Formas Geométricas, ora mais matemáticas, ora mais livres, com tinta látex, formando uma composição de sobreposições de camadas coloridas de forma linear, com cores diversas.

Wellington de Barros Pessoa

Trabalho: Figurativo. Temática: Animais.

Wesler Machado ALMA

Trabalho: O processo do artista se inicia no caminhar, observando o que a cidade oferece, a arquitetura, as ferragens, os logotipos, as pessoas. Assim, surge a necessidade de desenhar e sua criação parte para este encontro, com uso de tinta látex, tinta piso e corante.

Robson Fernando Alves dos Anjos

Trabalho: No Mundo Somos Todos Iguais…

Denis “Nazeia”

Trabalho: Nazska – Skate – Música – Arte.

Bruno Maciel (Brow)

Trabalho: Seus trabalhos possibilitam intervenções em lugares públicos e particulares, assim como em uma diversidade de objetos, usando canetas, spray, tinta látex, tinta de tecido ou acrílica, com formas abstratas e simétricas.

EXPOSIÇÕES:

Série Filmes, com a técnica do stencil em camadas

Ton Vilanova

Busca Espacial, pinturas feitas sobre recortes de madeiras, contendo cenários de outros planetas, referências da cultura pop e botânica em sua temática

Felipe Malavazi

Reverbera, tema dado a exposição que visa explorar a movimentação peculiar do universo musical da Banda Marcial do CAMPL – Patrulheiros

Valéria Espinhara

ESPAÇOS CULTURAIS

Para envolver os espaços que fomentam a cultura em Limeira, uma programação paralela acontece, com música, teatro, exposições, oficinas e palestras. Acompanhe:

ESPAÇO CONTEMPORÂNEA – CULTURA E PAISAGISMO

Avenida Campinas, 710 – Centro

150 pessoas

Sábado, 17

18h – Bases do Desenho Artístico.

Domingo, 18

10h – Bases para Técnicas de Graffiti.

14h – Mandalas de Luz (pintura vitral).

16h30 – Macramê.

ESPAÇO CULTURA LIMEIRA

Rua Castro Barreto, 174 – Boa Vista

45 pessoas

Sábado, 17

20h – Peça Teatral: Orlando – A Mulher Imortal, de Vírginia Woolf

Domingo, 18

10h – Peça Teatral Infantil – João e Maria

15h – Afinal, rei está nu? Debate sobre a Arte Contemporânea, com a Dra. Em Arte Contemporânea, Rafaella Uhiara

17h – Cenas Curtas: Contraindicado / Corpos

** Na Galeria do Espaço, dias 17 e 18, sendo sábado, das 18h às 22h; e domingo, das 14h às 18h

Exposição Projeto Corpos

Luana Camussi

12 desenhos, com técnica mista

Exposição

Rodrigo Zovico

20 obras, com técnica mista

ESPAÇO P.OMAR

Rua Sete de Setembro, 866 – Centro

100 pessoas

Sábado, 17

18h – Performance A Fruta Cor, com Pupo Omar.

21h – Música: DUO Íris, com Nika Lobo e Éllida Sierra nos vocais e violões e Yuri Dimov na percussão.

Domingo, 18

14h – Feira Catavento, exposição de arte autoral e local. DJ Gy Tônica.

14h – Camará – Seleção de Música Brasileira, com o DJ residente Ton Vilanona.

DANÇA / TEATRO

Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, s/no – Centro)

Sábado, 17

20h30

TEATRO: Caravela de Ilusões

Espaço Núcleo

Domingo, 18

15h

TEATRO: Lágrimas de um guarda-chuva

Grupo Levitar de Teatro

17h

DANÇA: Quem é você???

Kelly Amorim Cia de Dança

MÚSICA – Palco 2 – Palco Limeira

Parque Cidade – Área das árvores, ao lado do Centro de Ciências Prof. Osvaldo Roberto Leite

Sábado, 17, às 20h15

Palco 2 (Parque Cidade)

Show Musical Pessoas Cinzas Normais – Voltando Belchior

Neste projeto, a banda revisita a obra do artista com sonoridade explosiva do rock, característica da banda e apresenta os maiores sucessos desse grande compositor brasileiro Belchior.

Endereço: Rua João Kühl Filho, s/no – Vila São João

Sábado, 17, às 22h

Palco 2 (Parque Cidade)

Show Musical Eu a Véia e os Caras

Recentemente, a banda lançou o seu primeiro EP intitulado Lacuna, trabalho autoral que marca um divisor de águas em sua trajetória. Assim, carregando uma vasta experiência em festas universitárias, formaturas, festas de moto clubes, eventos, bares, pubs e premiações em eventos, a banda vem apresentando um show atual e cheio de energia em torno de seus novos trabalhos autorais.

Endereço: Rua João Kühl Filho, s/no – Vila São João

Domingo, 18, às 14h

Palco 2 (Parque Cidade)

Show Musical com Bando D’ Água

Depois de dois anos do lançamento do seu primeiro CD – Algum Lugar -, tem a formação de um trio que busca construir e desconstruir a sonoridade do rock ?n roll brasileiro, sem estar amarrado a esse ou aquele estilo.

Endereço: Rua João Kühl Filho, s/no – Vila São João

Domingo, 18, às 16h

Palco 2 (Parque Cidade)

Show Musical com Laranja Oliva

Com dois discos já lançados, Arroz, Feijão e Mistura (2014) e Carta da Terra (2018), Laranja Oliva se destaca em toda região como uma das bandas mais influentes do cenário da música.

Endereço: Rua João Kühl Filho, s/no – Vila São João

Domingo, 18, às 17h30

Palco 2 (Parque Cidade)

Show Musical com Fuleiros

A banda surge entre amigos que curtem tocar Raimundos, além de outros tipos de rock. Assim, seu show busca relembrar grandes sucessos este gênero musical, nacionais e internacionais.

Endereço: Rua João Kühl Filho, s/no – Vila São João