Home Entretenimento Virada Cultural Paulista é o destaque da semana; Alcione e Zeca Baleiro...

Virada Cultural Paulista é o destaque da semana; Alcione e Zeca Baleiro compõem programação

394
0

A programação cultural dos próximos dias traz diversidade de atividades para aproveitar o final de semana prolongado. O destaque é da Virada Cultural Paulista que acontece no sábado (17), a partir das 18h, e no domingo (18), a partir das 14h, no Parque Cidade. O evento se estende ainda ao Teatro Vitória e espaços culturais da cidade. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e APAA, em parceria com a Prefeitura de Limeira.

Mas além da Virada, há outras opções. Nesta quarta-feira (14), o Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite” realiza a oficina “Dia da Proclamação da República” para crianças a partir dos seis anos. A atividade acontece às 10h, 14h e 16h. Também na quarta-feira, o Salão Limeirense de Arte Contemporânea realiza a programação paralela “Breve Panorama Sobre a Relação da Arte Contemporânea e os Editais Ou Salões. Experiências Recentes”, ministrada por Sylvia Furegatti. A atividade, que conta com o apoio da FAAL, é gratuita e voltada para a população a partir dos 16 anos.

O Teatro Vitória recebe ainda nesta quarta-feira (14), às 20h, o espetáculo “Musical Nova Vida”, realizado pelo Núcleo de Valorização Humana Nova Vida. A entrada é 1kg de alimento ou 1 litro de leite.

A Corporação Musical Henrique Marques realiza nesta sexta-feira (16), às 20h30, o concerto de aniversário que comemora os 158 anos da banda. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos acontecem uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro.

A Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea) realiza nasegunda-feira (19) e domingo (20), às 19h, a Mostra de Final de Ano que, nestes dias, recebem os alunos de iniciação ao teatro, curso ministrado pelo professor Lucas Rodrigues da Conceição. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação.

E na quarta-feira da próxima semana, dia 21, o Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite” realiza mais uma oficina gratuita em menção ao Dia da Música, com sessões às 10h, 14h e 16h. A atividade é gratuita e voltada para a população a partir dos seis anos.

E às 19h30, o Teatro Vitória recebe o espetáculo de dança “Periferia Viva – Direitos Humanos, Arte e Resistência” realizada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira David Arantes. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos acontecem uma hora antes da apresentação.
Confira os detalhes de cada evento:

Oficina: Dia da Proclamação da República
Quarta-feira, 14, às 10h, 14h e 16h – Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”.
O público responderá questões sobre a Proclamação da República e os participantes pintarão o brasão da república.
Entrada: Gratuita.
Classificação: A partir de seis anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
*Escolas e grupos a partir de cinco pessoas devem realizar agendamento prévio pelo telefone 3444-7893.

Slac: Programação Paralela – Breve Panorama Sobre a Relação da Arte Contemporânea e os Editais Ou Salões. Experiências Recentes
Quarta-feira, 14, às 20h – Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL).
A programação traz alguns dos conceitos fundamentais para a constituição da arte contemporânea a fim de estabelecer pontos de conexão com os formatos de Editais e Salões de Arte pelos quais a prof.ª. dr.ª Sylvia Furegatti participa como membro de seleção.
Entrada: Gratuita.
Classificação: 16 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio da FAAL.

Música: Musical Nova Vida
Quarta-feira, 14, às 20h – Teatro Vitória.
Teatro musical produzido para encerramento anual de projeto cultural desenvolvido na entidade Núcleo Nova Vida. O espetáculo conta sobre a vida de uma família em que um dos filhos passa a estudar música para mudar de vida.
Entrada: 1kg de alimento ou 1 litro de leite.
Classificação: Livre.
Realização: Núcleo de Valorização Humana Nova Vida, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 60 min.

Música: Concerto de Aniversário – 158 Anos da Banda Henrique Marques
Sexta-feira, 16, às 20h30 – Teatro Vitória.
Concerto inédito de trilhas de videogames em comemoração aos 158 anos da Banda Henrique Marques. O espetáculo Game Over! foi escrito pelo compositor paulista João Victor Bota em 2016 e contém trilhas de 15 jogos célebres como Sonic, Pokémon R&B, Street Fighter, Mario Bros; e também jogos da nova digital como Zelda, Heart of Pandaria, Castlevania, entre outros. O gr ande atrativo desse espetáculo é que essas trilhas interpretadas pela Banda serão acompanhadas por pessoas jogando os games ao vivo.
Entrada: Gratuita (Retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação).
Classificação: Livre.
Realização: Corporação Musical Henrique Marques, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 90 min.

Atividade: Virada Cultural Paulista
Sábado, 17, e domingo, 18, a partir das 18h – Parque Cidade, Teatro Vitória e outros espaços de cultura.
Shows, espetáculos, exposições e muita arte em dois dias de evento gratuito, no Parque Cidade e diversos espaços da cidade. Em breve, todas as informações oficiais deste evento, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a  Prefeitura de Limeira.
Classificação: Livre.
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e APAA, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Entrada gratuita.

EMCEA: Apresentações do curso de teatro da Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea)
Segunda-feira, 19, às 19h; terça-feira, 20, às 19h – Teatro Vitória.
Apresentações dos alunos do curso de Iniciação ao Teatro, da Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea) e Casa da Cultura 1, coordenados pelo professor da Secretaria de Cultura Lucas Rodrigues da Conceição.
Entrada: Gratuita (Retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação).
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 90 min.

Oficina: Dia da Música
Quarta-feira, 21, às 10h, 14h e 16h – Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”.
O público participará de um jogo onde os mediadores soltarão a melodia e elesterão que descobrir qual é a música.
Entrada: Gratuita.
Classificação: A partir de seis anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
*Escolas e grupos a partir de cinco pessoas devem realizar agendamento prévio pelo telefone 3444-7893.

Dança: Periferia Viva – Direitos Humanos, Arte e Resistência
Quarta-feira, 21, às 19h30 – Teatro Vitória.
Crianças e Adolescentes do Projeto de Formação em Direitos Humanos apresentarão o resultado final das oficinas de Hip Hop, Capoeira e Kung Fu. O tema remete ao exercício de visibilidade às vozes e aos processos de vida, muitas vezes silenciados de lugares e pessoas que desejam mudança e transformação social. As apresentações fazem parte do processo formativo do CEDECA David Arantes, realizado ao longo do ano nos bairros Geada, Jardim Ernesto Kuhl e Odécio Degan, e contam com diversos coletivos e formatos.
Entrada: Gratuita (Retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação).
Classificação: Livre.
Realização: CEDECA – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira David Arantes, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 60 min.