Farmácia de Alto Custo começa a atender em local mais espaçoso

Farmácia de Alto Custo começa a atender em local mais espaçoso

289
0
COMPARTILHAR

O prefeito Mario Botion esteve nesta segunda-feira (12) na farmácia de dispensação de medicamentos de alto custo do Governo Estadual para conferir o primeiro dia de atendimento do novo espaço, agora localizado na Rua Desembargador Júlio César da Silveira, 1.114, na Vila Santa Lina. Botion esteve acompanhado dos secretários Vitor Santos (Saúde) e Antonio Peres (Comunicação Social) e do vereador Lemão da Jeová Rafá.

 

Botion ressaltou que o atual imóvel é bem mais amplo do que o anterior, dispõe de 562 metros quadrados de área construída, ante os 183 metros quadrados do antigo prédio, que ficava na Rua João Machado Gomes Júnior, 525, na Vila Cláudia. “O foco da nossa administração é buscar sempre a melhoria da qualidade de atendimento aos munícipes. E a mudança da Farmácia de Alto Custo segue essa orientação”, frisou.

 

Além da questão do espaço físico, o prefeito destacou a preocupação em relação à agilidade do atendimento. Agora, todo o processo de emissão de senhas é feito pelo SGA (Sistema de Gerenciamento de Atendimento) – um software Open Source (gratuito) que organiza o fluxo de atendimento conforme os três tipos de demanda dos usuários: dispensação de medicamentos, renovação de processo ou atendimento com assistente social. O software foi implementado por meio da Divisão de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, da Secretaria de Administração.

 

Também foram criados cinco guichês, com computadores e cadeiras para que o usuário aguarde sentado a conclusão do serviço. “Estamos atendendo a população com mais conforto e de uma maneira mais acolhedora, essa é uma meta para todas as áreas do serviço público”, salientou Botion.

 

Embora o fornecimento de medicação seja de responsabilidade do Estado, Vitor Santos esclareceu que o município faz o gerenciamento e o custeio de toda a estrutura da farmácia. Atualmente, o serviço mantém 8.500 processos ativos e realiza aproximadamente 10 mil atendimentos por mês.

 

Além das instalações mais amplas, que comportam três banheiros (um adaptado), copa para os funcionários e sistema de ventilação, o secretário observou a facilidade de acesso e a proximidade com a Santa Casa e ao Ambulatório de Especialidades Médicas. “A farmácia dispõe de quatro vagas de estacionamento, além disso, é bem servida pela rede de transporte municipal”, salientou.

 

Na primeira hora de funcionamento, a Farmácia de Alto Custo realizou 31 atendimentos. Dentre os usuários estava Agamenon Manoel do Nascimento, de 62 anos. Ele disse que retira medicamentos na Farmácia de Alto Custo para o filho há mais de 1 ano. “Cheguei, peguei a senha e já fui chamado. É o mesmo ritmo de atendimento de uma empresa”, comentou. “Esse espaço é bem maior e fica mais perto de casa”, completou.

 

Outra usuária, Maria Zenilda de Lima Silva, de 58 anos, também aprovou as novas instalações. Ela conta que costuma ir até a Farmácia de Alto Custo três vezes por mês para retirar medicamentos para toda família. “Esse espaço está maravilhoso, precisa continuar sempre assim. O atendimento também é nota dez”, salientou.

 

Segundo a chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica da prefeitura, Deise Karla Blanco, a emissão de senhas segue a legislação pertinente, com prioridade para mães com criança de colo, gestantes, idosos de 60 a 80 anos, idosos com mais de 80 anos e pessoas com necessidades especiais.
Serviço: 
O horário de funcionamento será mantido, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, com distribuição de senhas até 15h. A Rua Desembargador Júlio César da Silveira é atendida pela linha 01 (Atacadão X Campo Verde). Além disso, outros ônibus servem a região. A linha 13 (Geada X B. Grotta) atende a Rua Prof. Otaviano José Rodrigues. Já a Rua Bahia recebe as linhas 08-C (sentido Hipólito X Santina), 11 (sentido Village X Nobre Ville), 107 (sentido Atacadão X Odécio Degan), 114 (Lagoa Nova x Atacadão), 124 (São Lourenço X Terminal), 103 (Hipólito X Odécio Degan) e 12 (N. S. Dores X Sta. Eulália).

SEM COMENTÁRIOS