Home Saúde Sábado terá rastreamento de câncer de próstata em cinco unidades de saúde

Sábado terá rastreamento de câncer de próstata em cinco unidades de saúde

407
0

A Secretaria de Saúde fará uma ação neste sábado (10) para facilitar o diagnóstico do câncer de próstata. A medida integra o Novembro Azul – campanha de prevenção da Prefeitura de Limeira. As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nova Limeira, Aeroporto, Abílio Pedro, Belinha Ometto 2 e Planalto ficarão abertas para coleta do exame de sangue capaz de detectar a doença em seu estágio inicial, chamado PSA. A coleta ocorrerá das 8h às 10h30 e não é preciso fazer agendamento. Basta apresentar RG e Cartão do SUS.

O procedimento é voltado a homens com mais de 50 anos ou que tenham casos de câncer de próstata na família (irmãos, pai, avôs e tios). Porém, para realizar o exame, a diretora de Assistência à Saúde, Camila Rezende, alerta a necessidade de preparo. As recomendações são jejum de oito horas; não fazer exercícios ou andar de bicicleta, motocicleta, trator e cavalo dois dias antes da coleta; não manter relações sexuais três dias antes do exame; não ter realizado toque retal ou sondagem uretral nos últimos quatro dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias e biópsia de próstata, nos últimos 30 dias.

Ainda no sábado, das 8h às 12h, as UBSs também farão o acompanhamento do Bolsa Família, com medição do peso e altura de todos os beneficiados. Também será necessário apresentar o cartão do Bolsa Família e a carteira de vacinação das crianças até cinco anos e dos adolescentes a partir de 15 anos de idade. As gestantes devem levar comprovante de comparecimento às consultas de pré-natal.

Confira o endereço das unidades:

UBS Nova Limeira – Rua Luis Fontanin, 179;
UBS Aeroporto – Rua Antônio de Luna, s/nº;
UBS Abílio Pedro – Rua Agostinho Gianotto, s/nº;
UBS Belinha Ometto 2 – Av. Canadá, 699;
UBS Planalto – Rua Prof. Hely de Almeida Campos, s/nº.