Home Local Cine Câmara exibe O Show de Truman em sessão para terceira idade

Cine Câmara exibe O Show de Truman em sessão para terceira idade

174
0

A Câmara Municipal de Limeira promoveu, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central, na tarde desta terça-feira, 6 de novembro, uma sessão de cinema e debate para dois grupos da terceira idade de Limeira. O evento faz parte do projeto Cine Câmara, realizado por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara, em parceria com o Cine Vagalume, da Unicamp. O filme escolhido foi “O Show de Truman” e, após a exibição, a psicóloga Karina Sanpedro levou os participantes a refletirem sobre a vida real e a vida virtual, que permeia a temática da obra.

Os grupos Lição de Vida e Sonho de Primavera assistiram ao filme que narra a vida de Truman, personagem que vive em um reality show desde que nasceu. Ele acredita que tudo a sua volta é real, enquanto todos os outros personagens da trama encenam. No entanto, alguns fatos começam a acontecer e o levam a desconfiar da realidade em que vive, até o momento em que descobre que tudo era uma farsa. No final, depois de quase morrer, ele se liberta do programa de televisão que o controlava e toma as rédeas da própria vida, renascendo para o mundo real.

No debate após a exibição, a psicóloga Karina fez algumas correlações do filme com a vida dos participantes, citou, como exemplo, as redes sociais. “A gente vê, como no filme, que nas redes sociais é mostrado uma vida que não é real, muitas vezes vemos a família feliz, como no comercial de Doriana, mas até que ponto essa vida é real? A gente quer mostrar para os outros uma vida que não é nossa, mostramos o que é bom e o que é ruim a gente quer esconder”, comenta.

Ela também chamou a atenção para a rotina, citando que, no filme, Truman leva uma vida automatizada. “Ele faz tudo automático, e nós muitas vezes também agimos assim. Às vezes nossa rotina se torna maçante, mas é preciso que a gente preste atenção nas pequenas coisas, lembre dos sonhos lá atrás e se pergunte o que foi realizado. Essas questões servem para não ficarmos automatizados, ter uma consciência maior de nós mesmos e do que gira ao nosso redor”.

Outro ponto de vista levantado por Karina foi sobre as pessoas que assistiam ao Show de Truman, que não tinham vida, acompanhavam apenas a TV. “Eles apenas acompanhavam as redes sociais, traçando um paralelo com hoje em dia, muitas pessoas fazem isso e às vezes esquecem de si”.

Como mensagem final ela inspirou aos participantes a seguir a mensagem final do filme. “Vamos procurar além do comum, além da nossa rotina, vamos descobrir o que mais nos toca e, através disso, podemos descobrir novos sonhos, novas realizações. Vamos sair da rotina!”, concluiu.

Cine Câmara

O projeto Cine Câmara foi idealizado pelo vereador licenciado Farid Zaine, autor do Projeto de Resolução 584/2014, com o objetivo de tornar o cinema como indutor da educação. A partir deste ano as exibições começaram a ocorrer junto com o Cine Vagalume, dentro da sala de cinema da Unicamp. Os filmes que entram em cartaz no projeto de cinema da universidade terão apoio da Câmara na divulgação e na escolha de alguns títulos que em algumas exibições poderão contar com debate ou integrar atividades organizadas pela Escola Legislativa que tem a formação cidadã como foco de trabalho.