Home Local Concurso de Redação Vinícius de Moraes premia 12 alunos

Concurso de Redação Vinícius de Moraes premia 12 alunos

362
0

Com o tema “Qual a construção ideal da nossa sociedade?”, o 5º Concurso de Redação Vinícius de Moraes, realizado pela Câmara de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, premiou 12 alunos das redes pública e privada de ensino de Limeira, na noite desta sexta-feira, 19 de outubro. Na edição deste ano, foram inscritas 382 redações de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e de Pré-Vestibulares. Ao todo, oito das 27 escolas participantes tiveram alunos premiados.

A sessão de premiação foi conduzida pela vereadora Erika Tank (PR), presidente da comissão organizadora e autora da Resolução nº 581/2014, que criou o concurso. Também fizeram parte da mesa de abertura o secretário de Cultura, José Farid Zaine, e o vereador Wagner Barbosa (PSB), membro da comissão a qual fazem parte ainda os demais pares Carolina Pontes (PSDB), Helder do Táxi (MDB) e Dra Mayra Costa (PPS).

Antes da entrega à primeira categoria dedicada aos alunos do 9º ano, o secretário da Cultura, José Farid Zaine, declamou Poema Dos Olhos da Amada. O evento foi aberto ainda com a apresentação musical do servidor da Consultoria Técnica da Câmara, Fernando Mazzeo, que executou ao lado da filha Gabi e da esposa Erica a música Aquarela, de Toquinho e Vinicius de Moraes. Na sessão, eles também tocaram as músicas Lamentos e Pela Luz dos Olhos Seus, canções assinadas pelo respeitado poeta da arte do encontro.

Também em referência a Vinicius de Moraes, na programação, os escritores Veraiz Souza e Carlos Alberto Fiore, representando a Academia Limeirense de Letras, declamaram Soneto do Amor Total e Soneto de Fidelidade, respectivamente.

Concurso

O concurso foi divido em cinco categorias, distribuídas para cada uma das séries participantes e do pré-vestibular. O tema foi o mesmo para todos os participantes para inscrição de textos dissertativos. Ele envolve a população brasileira ao abordar questões de políticas públicas e promove a reflexão através da seguinte pergunta: Qual a construção ideal da nossa sociedade?

Antes de escreverem as redações, os alunos foram orientados a imaginar o que fariam, se fossem presidentes e tivessem poderes para começar uma nova sociedade. Além disso, eles puderam consultar dois textos motivadores. O primeiro é intitulado “Políticas públicas como instrumento de transformação” e o segundo “A Reconstrução do Brasil”. Foram avaliados critérios como gramática, objetividade, originalidade e ortografia dos textos.

“Vocês jovens que participaram e se colocaram no papel de presidente da República para escrever em suas redações uma reflexão sobre a sociedade ideal e sobre aquilo que tanto queremos, desejo que o sonho de vocês se torne realidade, como se tornou realidade trabalhar para realização deste concurso, como se tornou realidade o resultado da dedicação dos professores. A cada mãe, a cada pai meu, aos professores e alunos que participaram deste processo, muito obrigada. Meu eterno agradecimento pelo futuro que faremos do nosso país”

A banca que examinou os trabalhos dos alunos foi composta por seis pessoas: Adriana Pessatti, membro da Academia Limeirense de Letras; Rafael Sereno, redator chefe do jornal Gazeta de Limeira; Amanda Marques de Oliveira, servidora da Câmara; Elaine Aparecido Dias, Leandro Consentino e Mara Jaqueline de Oliveira, professores.

Diplomação

Na Solenidade de Premiação, os diplomas serão entregues aos três primeiros colocados de cada categoria, bem como aos professores dos estudantes premiados. Confira a lista dos vencedores:

9º ano Ensino Fundamental

1º PAOLA FERRARI IAQUINTA

Colégio Acadêmico

Profª Suzelaine Cristiana de Souza Martins

2º MARIA EDUARDA MAZZA MONTEIRO

Colégio Portal de Limeira

Profª Mônica Mercuri Lourenço

3º MARIA EDUARDA PEREIRA ALVES ESTEVAM

E.E. Profª Margarida Paroli Soares

Profª Camila Mura Peres Villar

 

1º ano Ensino Médio

1º GABRIELA AMADIO

Colégio Profª Jandyra Antunes Rosa

Profª Renata Rosa Meira

2º KAMILA MATIAS BENEDITO

E.E. Wiliam Silva

Profª Marcia Regina Alves

3º ISABELA DE SOUZA GERALDINI

Portinari Grupo Educacional

Profª Andrea Silva Massari

 

2º ano Ensino Médio

 

1º ISABELLA ORICOLLI DA SILVA

ETEC Trajano Camargo

Prof Adriano de Lima Rodrigues

2º BRUNA MATOS CALICE

CE Sesi 408

Profº Daniel William Ferreira de Camargo

3º ANA JULIA CARDOSO FRANCESCHI

Portinari Grupo Educacional

Profª Andrea Silva Massari

 

3º ano Ensino Médio e Pré-Vestibular

1º THAIS RODRIGIES NICOLETTO

Colégio Portal de Limeira

Profª Mara Andresa Ré

2º LUIZA GREVE RODRIGUES

Colégio Portal de Limeira

Profª Mara Andresa Ré

3º CAROLINA D”ANDREA ZORZETTO

CE SESI 408

Profº Daniel William Ferreira de Camargo