Home Política Prefeito toma posse como comandante executivo da GCM

Prefeito toma posse como comandante executivo da GCM

778
0

O prefeito de Limeira Mario Botion tomou posse nesta sexta-feira (23) como comandante executivo da Guarda Civil Municipal (GCM). A cerim√īnia foi realizada na nova sede administrativa da Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica e Defesa Civil, localizada na via Luiz Varga. Acompanhado do vice-prefeitoJ√ļlio Pereira dos Santos, o dr. J√ļlio, e do secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica e Defesa Civil, Francisco Alves, o prefeito passou em revista¬†pelot√£o da Guarda em revista. Depois recebeu a espada e o bras√£o da GCM. ‚Äú√Č com grande emo√ß√£o que participo desta solenidade. Hoje √© imposs√≠vel pensar em uma cidade como Limeira sem o trabalho da Guarda Civil Municipal. Com a instala√ß√£o de todo o comando em um s√≥ local teremos mais agilidade na presta√ß√£o de servi√ßo √† popula√ß√£o. Temos tamb√©m como compromisso a valoriza√ß√£o dos agentes, por meio da capacita√ß√£o profissional e da aquisi√ß√£o de equipamentos necess√°rios para o trabalho‚ÄĚ, destacou Botion.

O vice-prefeito tamb√©m recebeu a espada e o bras√£o da GCM sendo empossado como subcomandante executivo da corpora√ß√£o. ‚Äú√Č uma honra participar desta cerim√īnia. Nossos agradecimentos a todos os agentes pelo comprometimento e dedica√ß√£o‚ÄĚ, disse dr. J√ļlio.

Durante a cerim√īnia, GCMs aposentados receberam um certificado de agradecimento pelos servi√ßos prestados √† comunidade. ‚Äú√Č gratificante receber uma homenagem como esta, nos faz lembrar dos momentos bons e de todo o trabalho feito em prol da popula√ß√£o. Estou muito feliz e realizado‚ÄĚ, ressaltou o GCM reformado, Jo√£o Roberto Fantusi Machionni. ‚ÄúFizemos uma justa homenagem √†queles que se dedicaram por mais de 30 anos √† Guarda Civil de Limeira. Estamos satisfeitos em proporcionar esta homenagem‚ÄĚ, completou o secret√°rio Francisco Alves.

Tamb√©m estiveram presentes na cerim√īnia a banda da APAE/Limeira (Associa√ß√£o de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira) a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Franceschi Botion, a presidente do Ceprosom, Maria Auc√©lia Damaceno, os secret√°rios Andr√© Luiz de Francesco (Educa√ß√£o) e Matias Razzo (Urbanismo), o Major PM Ney Pedreira Santos J√ļnior, do 36¬ļ BPM/I (Batalh√£o da Pol√≠cia Militar do Interior), o delegado suplente da Delegacia Seccional de Limeira, Ant√īnio Carlos Martins, o presidente da C√Ęmara de Limeira, Jos√© Roberto Bernardo (Z√© da Mix), os vereadores Jorge de Freitas, Waguinho da santa Luzia, Mir do Lanche, Clayton Silva, Lem√£o da Jeov√° Raf√°, Estev√£o Nogueira, a padre Felipe de Moraes Negro, entre outras autoridades.

Histórico da Guarda Civil Municipal

A Guarda Civil Municipal foi criada pela Lei Org√Ęnica n¬ļ 1882 de 24 de novembrode 1983. A princ√≠pio a corpora√ß√£o era engajada junto √† Secretaria de Neg√≥cios Jur√≠dicos e Prote√ß√£o ao Patrim√īnio.

Em 2005 houve a cria√ß√£o da Secretaria Municipal de Seguran√ßa P√ļblica e Defesa Civil e a cria√ß√£o de grupamentos especializados.

Hoje, a GCM conta com um efetivo de 332 servidores, que integram setores administrativo, de intelig√™ncia/muralha digital, bem como os grupamentos: Cicl√≠stico, Operacional, Ambiental, Ronda Escolar, Romu e Defesa Civil, que realizam patrulhamento preventivo, ostensivo e a√ß√Ķes comunit√°rias.

A Defesa Civil desenvolve procedimentos de prevenção, socorro, assistência da população e recuperação de áreas, quando ameaçadas ou afetadas por fatores adversos.

Existe convênio firmado junto ao Governo do Estado, onde permite-se que Guardas Civis Municipais trabalhem também junto a órgãos estaduais, prestando serviços junto a Delegacia Seccional de Polícia, Distrito Policiais e Corpo de Bombeiros.

A Academia Preparatória da Guarda Civil de Limeira é referência nacional, formando profissionais de vários municípios do Estado.

Atualmente a Guarda Civil Municipal de Limeira está entre as três Guardas mais atuantes do Estado São Paulo.

 

Texto: Carla Pizani
Fotos: Wagner Morente