Home Política Morre o ex-prefeito de São Vicente Tercio Garcia

Morre o ex-prefeito de São Vicente Tercio Garcia

921
0

Morreu às 18h10 desta terça-feira (6), aos 54 anos, o ex-prefeito de São Vicente Tercio Garcia. Engenheiro agrônomo de formação, ele comandou o município entre 2005 e 2012. O político lutava contra um mesotelioma (câncer que começa nas células dos revestimentos internos de certas partes do corpo).

Tercio estava internado no Hospital e Maternidade Vitória, na Vila Belmiro, em Santos, e será velado no Memorial de São Vicente. O horário ainda não foi informado.  Ele deixa mulher e um filho.

Segundo Márcio Papa, sogro do político, Tercio vinha fazendo quimioterapia e na última semana passou a sofrer com um quadro muito complicado, com algumas infecções e a detecção de falência múltipla dos órgãos.

O laudo médico confirma a informação do familiar e aponta como causa da morte: insuficiência de múltiplos órgãos e infecção generalizada.

O atual prefeito de São Vicente, Luis Claudio Bili (PP), decretou luto oficial de três dias.

Carreira política

Tércio ingressou no serviço público municipal na cidade de São Vicente 1989, quando ocupou o cargo de Diretor de Parques e Jardins até 1996. Entre 1993 e 1995 também assumiu a presidência da Comissão municipal de Defesa Civil.

O ex-prefeito era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1990. Antes de assumir a Prefeitura comandou a Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), o Conselho Municipal de Habitação e a Secretaria Municipal da Fazenda.

Em 2004 se afastou do cargo para concorrer à Prefeitura. Eleito, comandou a Cidade por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012.

Durante seu governo, Tercio presidiu o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), entre 2008 e 2009. No mesmo época em que assumiu o Condesb, também foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, onde permaneceu no cargo até 2012.

Após deixar a Prefeitura de São Vicente, por designação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), assumiu a presidência do Conselho de Orientação e Controle do Departamento de Desenvolvimento e Apoio às Estâncias Paulistas (Dade).

Seus últimos cargos políticos foram na Prefeitura de Limeira, onde assumiu a Secretaria de Administração e foi membro do Conselho de Desenvolvimento. entre janeiro de 2013 a abril de 2015. Depois disso chefiou a Diretoria de Pessoas e Sistemas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A TRIBUNA