Home Teatro Projeto Cultura e Arte para Crianças leva Júlio Verne ao Teatro Vitória

Projeto Cultura e Arte para Crianças leva Júlio Verne ao Teatro Vitória

844
0

O espírito ficcional das obras do escritor francês Júlio Verne foi revivido por alunos de escolas municipais e de instituições limeirenses, no Teatro Vitória, durante a apresentação da peça “Cinco Semanas em um Balão”. O espetáculo foi encenado pela Cia. Sabre de Luz Teatro, de São Paulo, nesta quarta-feira, 22 de junho.

Na peça, as crianças são levadas pelo cientista dr. Ferfusso, o amigo e corajoso explorador dr. Kennedy e o fiel criado Joe, a uma divertida viagem até a África. A bordo de um balão, eles partem em busca de tesouros perdidos. Durante o percurso, os personagens aprendem que nem todo tesouro do mundo é mais valioso do que uma grande aventura.

A apresentação integra o projeto Cultura e Arte para Crianças, desenvolvido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação. Iniciado em abril, prevê a realização de seis espetáculos gratuitos, com o objetivo de valorizar as artes cênicas e promover o acesso das crianças ao teatro.

A diretora de formação para as artes da Secretaria de Cultura, Mirna Mugnaini Kube, afirmou que o projeto desempenha um importante papel ao colaborar com a formação de público. “É muito gratificante observar que entre o público presente há crianças que nunca estiveram no teatro. Elas saem daqui encantadas com a experiência.”

Mirna informou que todas as peças participaram de um edital lançado no ano passado e foram selecionadas por uma comissão técnica. Paralelamente à qualidade do espetáculo, foram avaliados os aspectos pedagógicos dos roteiros. “As peças são adequadas à faixa etária das crianças”, observou.

A coordenadora de arte da Secretaria de Educação, Tânia Lima Theodoro, ressaltou que a iniciativa permite que as crianças tenham contato com o ambiente cênico e possam apreciar essa linguagem, desde ao figurino até os efeitos sonoros. “Todas as peças têm uma proposta pedagógica consistente e complementam o que os alunos já trabalham na escola.”

O fomento ao conhecimento também foi destacado pela coordenadora. Na peça ‘Presepada’, encenada em maio, ela afirmou que as crianças interagiram com a literatura de cordel e levaram o assunto para dentro da sala de aula. “A educação só tem a ganhar com esse projeto, espero que ele continue”, afirmou.

A peça recebeu a participação de aproximadamente 1.200 crianças, das Emeiefs José Justino Castilho, Professora Clara Monzoni Lang, Mario de Souza Queiroz Filho, Professora Aracy Nogueira Guimarães e Maria Aparecida de Luca Moore. Também estiveram presentes crianças atendidas pelas instituições Nosso Lar, Meu Cantinho, Sesi 5 e Sesi 67, Ceprosom, Núcleo Nova Vida, Escola Aprovado e Casa da Esperança de Cordeirópolis.

Para o aluno Lucas de Moraes Santos, de 8 anos, da escola Aracy Nogueira Guimarães, a experiência foi bem interessante. “A professora de artes me convidou. Achei bem legal”, disse. Outra aluna, Camille Vitória Aparecida da Silva,  da mesma idade, da escola Maria Aparecida de Luca Moore, estava contente em pisar no teatro pela primeira vez. “A gente se diverte muito”, afirmou.

A próxima apresentação do projeto Cultura e Arte para Crianças será em 31 de agosto, em duas sessões, às 9h30 e às 14h30. Escolas interessadas em agendar presença podem entrar em contato com o Teatro Vitória, pelo telefone 3451-6679.