Home Tecnologia iOS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e...

iOS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e iPad

977
0

PONTOS POSITIVOS: AS VANTAGENS DO IOS 10

Nova tela de desbloqueio

O iOS n√£o permite modifica√ß√Ķes na tela de desbloqueio, como o Android, mas a Apple decidiu turbinar essa √°rea do sistema. A partir da vers√£o 10, iPhones e iPads contar√£o com notifica√ß√Ķes maiores, mais f√°ceis de ler e interativas devido ao suporte ao¬†3D Touch. Basta tocar com for√ßa em um alerta do telefone para ter acesso a informa√ß√Ķes mais detalhadas com gr√°ficos e conversas sem nem mesmo ter que desbloquear o aparelho.

iOS 10 tem tela de bloqueio com novas notifica√ß√Ķes e atalhos (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)iOS 10 tem tela de bloqueio com novas notifica√ß√Ķes e atalhos (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)

Outra adi√ß√£o interessante √† tela de desbloqueio de iPhones √© a nova navega√ß√£o por gestos para fun√ß√Ķes importantes. Com um movimento para a esquerda, ser√° poss√≠vel abrir a c√Ęmera mais rapidamente e sem precisar tocar no antigo √≠cone. J√° o arrastar de dedo para a direita exibir√° a tela ‚ÄúHoje‚ÄĚ com widgets e sugest√Ķes de aplicativos feita da Siri.

Siri pode ser usada com apps

Quem utiliza a Siri para agendar compromissos e mandar mensagens poderá usá-la com aplicativos de terceiros, que não são feitos pela própria Apple. A empresa abriu a sua assistente virtual para que desenvolvedores façam a integração de seus apps em seis áreas: corrida de carro/táxi, mensagens, VoIP (chamadas via internet), pagamentos, busca por fotos e atividades físicas.

Siri agora pode ser usada com aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Apple)Siri agora pode ser usada com aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Apple)

Na pr√°tica, isso significa que a Siri deve ficar muito mais √ļtil no iOS 10. Ser√° poss√≠vel, por exemplo, pedir um carro no Uber, enviar mensagens em apps como o WhatsApp, fazer liga√ß√Ķes no Skype e conferir seu desempenho em caminhadas usando apenas comandos de voz.

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Sistema mais aberto do que nunca

Não só a Siri foi aberta à integração com aplicativos de terceiros, mas outras partes importantes do sistema também. Para começar, o criticado Apple Maps poderá ser integrado a aplicativos de reserva para que o usuário possa, por exemplo, solicitar uma mesa em um restaurante sem sair do app de mapa. Outra possibilidade será chamar um carro para te levar até o seu destino.

iOS 10 terá aplicativos integrados com o Apple Maps (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 terá aplicativos integrados com o Apple Maps (Foto: Reprodução/Apple)

Outro aplicativo que ganhou integra√ß√£o foi o iMessage, o servi√ßo de mensagens da Apple. Na nova vers√£o, usu√°rios poder√£o baixar extens√Ķes para o app, tal qual j√° acontece com o Facebook Messengeratualmente. Entre as possibilidades est√£o divertidas montagens com fotos da galeria e busca por GIFs.

Por fim, o app de chamadas do smartphone tamb√©m deve ganhar algumas extens√Ķes. O iOS 10 poder√° verificar a origem do n√ļmero atrav√©s de aplicativos de lista telef√īnica como o da¬†Tencent, o que ajudar√° a evitar liga√ß√Ķes indesejadas. Fora isso, apps com chamadas de VoIP, como o WhatsApp e o Skype, exibir√£o uma tela muito mais amig√°vel ao receber um telefonema e ter√£o seus dados exibidos no app de contatos.

iMessage turbinado para brigar com o WhatsApp

Ap√≥s o Google lan√ßar o Allo e a Microsoft turbinar o Skype, a Apple finalmente apresentou boas novidades para o iMessage. Na nova vers√£o, o mensageiro pode exibir um conjunto de anima√ß√Ķes de bal√Ķes, e em tela cheia, que far√£o com que as conversas fiquem muito mais divertidas. Fora isso, os emojis ficaram tr√™s vezes maiores no chat e h√° at√© uma ferramenta para trocar palavras pelas figurinhas.

iMessage ganhou fun√ß√Ķes como o fotos e textos borrados (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)iMessage ganhou fun√ß√Ķes como o fotos e textos borrados (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)

O iMessage ganhar√° ainda preview de v√≠deos e de p√°ginas da web, novos controles para compartilhamento de imagens, pr√©via de m√ļsicas, e adesivos. H√° ainda o Invisible Ink, que esconde o conte√ļdo de mensagens de texto e fotos at√© que o receptor passe o dedo sobre o bal√£o. Por fim, √© poss√≠vel enviar ainda manuscritos e desenhos em fotos.

Teclado melhorado

Para facilitar a digitação no iMessage e em outros aplicativos, a Apple vai integrar a Siri ao teclado nativo do iOS. Através de um sistema de reconhecimento de contexto e aprendizagem, o QuickType será capaz de oferecer respostas mais precisas e complexas baseado no que está na tela.

iOS 10 pode oferecer previs√Ķes mais precisas baseadas em contextos (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)iOS 10 pode oferecer previs√Ķes mais precisas baseadas em contextos (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)

Se a pessoa com quem voc√™ est√° conversando pergunta sobre telefone de Maria, por exemplo, o iOS retornar√° sugest√Ķes com n√ļmeros de todas as ‚ÄúMarias‚ÄĚ na sua lista de contato. O mesmo vale quando perguntarem a sua localiza√ß√£o, o que far√° com que o teclado exiba um bot√£o para enviar essa informa√ß√£o. Outras possibilidades envolvem ainda o calend√°rio e compromissos do dia, entre outros.

Por fim, uma mudança aguardada é a possibilidade de conversar em mais de um idioma ao mesmo tempo. Atualmente, quem conversa com amigos em português e em inglês precisa trocar a língua do teclado cada vez que vai digitar algo no outro idioma.

Centro de Controle mais eficiente

iOS 10 tem novo control center com interface renovada e espa√ßo para m√ļsica (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)iOS 10 tem novo control center com interface renovada e espa√ßo para m√ļsica (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)

O Centro de Controle (“Control Center” em ingl√™s), conjunto de atalhos acess√≠veis na parte de baixo da tela, tamb√©m vai ficar mais eficiente. A Apple redesenhou a √°rea com novos bot√Ķes e maior facilidade para desligar fun√ß√Ķes como Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop e AirPlay. Fora isso, os controles de m√ļsica foram movimentados para uma tela separada, acess√≠vel com um arrastar de dedo para da direita para a esquerda.

Novidades para os amantes de fotografia

Com a popularidade do Google Photos no Android, a Apple resolveu investir no seu aplicativo de imagens no iPhone. No iOS 10, o app Fotos (“Photos” em ingl√™s) ser√° capaz de reconhecer seus amigos e familiares nas imagens, assim como objetos e cen√°rios presentes nela. Assim, ser√° muito mais f√°cil e eficiente fazer procura por imagens no seu telefone.

Photos do iOS 10 ganhou álbuns e reconhecimento de pessoas, lugares e objetos (Foto: Reprodução/Apple)Photos do iOS 10 ganhou álbuns e reconhecimento de pessoas, lugares e objetos (Foto: Reprodução/Apple)

A nova vers√£o do sistema ganhar√° ainda a fun√ß√£o Memories, que s√£o √°lbuns montados automaticamente com base na informa√ß√£o das imagens. Podem ser um conjunto de fotos de fam√≠lia, viagens, f√©rias, do √ļltimo final de semana, entre diversas outras possibilidades que envolvem pessoas, lugares e a linha do tempo.

Por fim, o iPhone será capaz de fazer até pequenos clipes vídeos e fotografias, acrescidos de trilhas sonoras.

Já quem tem um iPhone 6S ou iPhone SE poderá, em breve, editar as Live Photos tiradas com os aparelhos. Além disso, a função ganhará estabilização de imagem, o que promete melhorar os resultados clicados.

Comprar o iPhone 6S ou esperar pelo iPhone 7? Opine no Fórum do TechTudo.

Aplicativos da Apple poder√£o ser desinstalados

Seu iPhone possui uma pasta reservada para os aplicativos de A√ß√Ķes da Apple, ou voc√™ prefere usar oGmail ou Outlook ao aplicativo nativo do sistema? No iOS 10, a Apple finalmente permitir√° que a maior parte dos aplicativos da empresa sejam parcialmente apagados. S√£o eles: podcasts, Maps, b√ļssola, dicas, calculadora, Watch, contatos, nota de voz, tempo, iCloud Drive, a√ß√Ķes, Calend√°rio, e-mail, Music e lembretes.

A medida da Apple, ali√°s, segue o que o Google e a Microsoft t√™m feito para diminuir o n√ļmero de apps embutidos no sistema e facilitar a atualiza√ß√£o desses programas.

Integração maior com o macOS

Quem tem um iPhone e Mac poderá tirar vantagem da área de transferência universal entre os aparelhos. Com ela, será possível copiar um texto no telefone e colar em um documento no computador da Apple rapidamente, e vice-versa. Outra novidade será a possibilidade de sincronizar arquivos da área de trabalho do macOS Sierra através do iCloud e visualizá-los também no telefone.

PONTOS NEGATIVOS: AS DESVANTAGENS DO IOS 10

Nem tudo vai funcionar no Brasil

Como já é de costume, alguns recursos apresentados pela Apple podem não ser liberados para os usuários brasileiros. O Apple Pay, por exemplo, ganhou grande destaque na conferência por chegar também a páginas da internet, mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O mesmo ocorreu com o Apple News, app de notícias que será todo renovado para o iOS 10.

H√° ainda alguns recursos que podem chegar incompletos para a nossa l√≠ngua. A integra√ß√£o da Siri com apps, por exemplo, tende a ser maior em ingl√™s como j√° acontece com a Cortana no Windows. J√° as previs√Ķes inteligentes do teclado podem n√£o estar dispon√≠veis por aqui no lan√ßamento do iOS 10.

Nova tela de bloqueio pode arriscar a privacidade

A maior quantidade de informa√ß√Ķes na tela de bloqueio do iOS podem acabar botando a privacidade dos usu√°rios em risco. Conforme destacado na pr√≥pria apresenta√ß√£o do sistema, agora ser√° poss√≠vel at√© mesmo conversar no iMessage sem precisar desbloquear o telefone. Isso pode ser um perigo caso algum curioso use o aparelho, enquanto voc√™ est√° longe dele, para conversar com amigos, ou ver widgets de email e calend√°rio.

iOS 10 pode exibir conversas inteiras na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 pode exibir conversas inteiras na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Apple)

At√© o momento, a Apple n√£o especificou como pretende lidar com essa possibilidade. No entanto uma poss√≠vel sa√≠da pode ser ocultar o conte√ļdo das mensagens at√© que o usu√°rio digite sua senha ou seja reconhecido pelo telefone via reconhecimento facial, como acontece atualmente com o Android Marshmallow.

Integração da Siri com outros apps ainda será limitada

Como dito anteriormente, a Siri ser√° compat√≠vel com apenas seis categorias de aplicativos:¬†corrida de carro/t√°xi, mensagens, VoIP (chamadas via Internet), pagamentos, busca por fotos e atividades f√≠sicas. Ou seja, algumas categorias populares como servi√ßos de streaming de m√ļsica e v√≠deo, como Netflix eSpotify, ficar√£o de fora da novidade. Apenas o Apple Music poder√° ser usado para buscas de can√ß√Ķes por voz.

Ainda não é possível escolher aplicativos padrão

Um das grandes cr√≠ticas ao iOS em rela√ß√£o ao Android √© a impossibilidade de escolher aplicativos que n√£o s√£o nativos da Apple para certas fun√ß√Ķes. Com a possibilidade de desinstalar alguns apps, como o de M√ļsica e o Maps, a expectativa para que isso ocorra se torna bastante grande. No entanto, a empresa n√£o confirmou essa possibilidade e s√≥ nos resta esperar.

Alguns dispositivos n√£o ser√£o atualizados

Depois de vários anos atualizando os mesmos dispositivos, a Apple resolveu deixar o iPhone 4S de fora do iOS 10. A notícia já era esperada, uma vez que o iPhone lançado em 2011 tinha uma ficha técnica muito antiga e fraca, em comparação com os atuais. No entanto, não deixa de ser decepcionante para usuários destes telefones, especialmente em países como o Brasil, que tem o maior preço para os smartphones da Apple, onde os modelos mais antigos são a opção mais acessível de celulares da empresa.

iOS 10 tem lista menor de aparelhos compat√≠vel que √ļltima vers√£o (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)iOS 10 tem lista menor de aparelhos compat√≠vel que √ļltima vers√£o (Foto: Reprodu√ß√£o/Apple)

Durante a WWDC, a Apple não citou alguns aparelhos para a atualização como o iPad 2 e o iPad Mini . No entanto, conforme observado na imagem acima, os tablets antigos foram declarados compatíveis com o iOS 10 no site da fabricante. Sendo assim, a menos que a Apple mude de ideia, os dispositivos serão atualizados.

iMessage continua exclusivo no iOS; Android ficou de fora

Na √ļltima semana, rumores indicavam que a Apple poderia lan√ßar o iMessage para celulares com Android. A medida seria uma forma de popularizar ainda mais o servi√ßo de mensagens da empresa, aumentar o n√ļmero de transa√ß√Ķes via Apple Pay feitas atrav√©s do aplicativo e, claro, conseguir bater de frente com outros servi√ßos como o WhatsApp, o Allo e o Messenger. No entanto, nada foi anunciado.

Apesar do sil√™ncio no WWDC, nem tudo pode estar perdido para quem deseja o iMessage no sistema do Google. √Č poss√≠vel que a empresa tenha adiado o seus planos para o lan√ßamento do iPhone e de novos iPads, que deve ocorrer em setembro. As chances, contudo, s√£o mais remotas.