Home Local Integrantes da Feira de Artes fazem curso de manipulação de alimentos

Integrantes da Feira de Artes fazem curso de manipulação de alimentos

737
0

A Prefeitura de Limeira iniciou na segunda-feira, 7 de dezembro, um curso sobre boas práticas de manipulação de alimentos, voltado a integrantes da Feira de Artes da Praça Toledo Barros. Realizado no auditório da Biblioteca Professor João de Sousa Ferraz, o evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e da Vigilância Sanitária (Visa), departamento vinculado à Secretaria de Saúde. A conclusão da capacitação será nesta quarta-feira, das 13h30 às 17h.

Durante o treinamento, técnicos da Visa abordarão seis temas, são eles: Noções gerais de Vigilância Sanitária; Rotulagem de Alimentos; Animais Sinantrópicos (controle de pragas e higiene); Resolução SS – 142/93; Doenças transmitidas por alimentos e contaminantes; Higiene e Saúde dos manipuladores de alimentos; e Qualidade da Água.

A palestrante Aline Mara Alves, que é autoridade sanitária da Visa, abordará o tema da Rotulagem de Alimentos. “Alguns produtos têm necessidade de serem rotulados e apresentar informações referentes a prazo de validade, ingredientes, valor nutricional, entre outros”, afirmou.

Essa é a primeira capacitação oferecida aos integrantes da Feira, e segundo o chefe de Setor da Secretaria de Cultura, André Luís Borba, a ideia é elaborar novos cursos para aprimorar o trabalho dessas pessoas. “Além de ser um espaço de venda, a Feira é uma atividade ligada ao empreendedorismo. Queremos que os participantes consolidem-se no mercado e que a Feira seja uma porta para esse fim”, destacou Borba.

Segundo Edson Dias, que participa da Feira de Artes desde abril, a feira está trazendo bons resultados. Proprietário de um sítio no bairro dos Pires, ele dedica-se à produção de linguiças e salames. “Antes eu vendia para bares e cozinhas pequenas, agora consigo tratar diretamente com o público consumidor”, mencionou. Ele disse que o curso é importante para aquisição de novos conhecimentos sobre a maneira correta de trabalhar os alimentos e garantir mais higiene nesse processo. “Boa parte dos meus clientes são pessoas que compraram uma vez, gostaram do produto e acabaram voltando”, resumiu.

Sobre a Feira

A Feira de Artes da praça Toledo Barros ocorre todos os sábados, das 9h às 14h. Atualmente, conta com 97 barracas. Nos domingos dos dias 13 e 20 de dezembro, funcionará excepcionalmente no mesmo horário. Além disso, nos dias que antecedem o Natal (21, 22 e 23), a feira também ficará aberta das 9h às 22h.